Como o Threads pode entrar na sua estratégia de marketing

COMPARTILHE:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

Nas últimas semanas, mais uma rede social surgiu para concorrer pela atenção das pessoas. A Meta, dona do trio Facebook, Instagram e Whatsapp, lançou o Threads, um concorrente direto do Twitter.

Na nova rede social desenvolvida pela equipe de Mark Zuckerberg, é possível linkar a conta do Instagram e sincronizar seus amigos em ambas as plataformas. A nova tendência foi um estouro: em apenas uma hora depois do seu lançamento, a rede social já tinha batido um milhão de usuários, ultrapassando o recorde de contas criadas no boom do Chat GPT.

No entanto, passadas algumas semanas após o seu lançamento, questionamentos pairam no ar:

Será que o Threads vai se manter? Ou será que irá seguir os passos do Club House e cair no esquecimento?

Independente da resposta, vale a pena ficar de olho em como essa nova rede pode ser útil para o marketing, seja ele próprio ou voltado para clientes.

COMO FUNCIONA O THREADS

Para quem já conhece o Twitter, o Threads não apresenta muitas novidades. Inclusive, muitos o consideram a cópia da rede social do passarinho azul, adquirida há pouco tempo pelo bilionário Elon Musk.

O Threads se baseia no compartilhamento de mídias rápidas e curtas. Porém, diferente de redes como Instagram e Tiktok, que partem da mesma premissa, ele valoriza mais o texto. Ou seja, é uma boa plataforma para quem prefere se comunicar pelas palavras ao invés de imagens e vídeos.

Cada usuário tem até 500 caracteres para compartilhar suas ideias. Mas claro, há espaço para o audiovisual: é possível publicar fotos e vídeos de até 5 minutos.

Um ponto interessante é a possibilidade de integração com o Instagram, o que facilita o transporte de audiência de uma plataforma para a outra sem prejudicar o alcance do perfil.

VEIO PARA FICAR OU É SÓ MAIS HYPE?

Assim como qualquer lançamento de rede social, o barulho do lançamento do Threads foi grande. Durante os primeiros dias da sua disponibilização nas lojas de aplicativos, não existia outro assunto entre os players ligados ao marketing digital.

Com a rápida conquista de usuários, o Threads ganhou ainda mais notoriedade, o que fez as pessoas se questionarem se a jogada da Meta tiraria o Twitter de jogo da mesma forma que fez com o Snapchat, com os stories, e tenta fazer com o Tik Tok, com os reels.

Agora, já passado toda empolgação de estar na nova rede social, o Threads perdeu um pouco de força. Porém, isso já era esperado, visto que não é uma tarefa fácil conseguir desbancar a atenção das demais plataformas já consolidadas no comportamento de acesso das pessoas.

Mas, sendo hype ou não, é válido olhar com carinho para o Threads e refletir sobre como ela pode ser útil para o marketing.

Não importa a rede social, você sempre pode aproveitar as tendências para potencializar o seu marketing e dar maior visibilidade aos seus serviços e produtos. Então, por que não apostar algumas fichas no Threads?

A rede social oferece ferramentas interessantes para o fortalecimento digital de pessoas e marcas. Afinal, em meio a um mundo digital em que tudo está interligado, é preciso ser onipresente nas plataformas que possibilitam a produção de conteúdo. Assim, o Threads pode ser uma boa alternativa para você:

Criar pílulas sobre o seu nicho: as pessoas já estão acostumadas a consumir conteúdos em formatos menores. No Threads, você pode criar materiais longos, porém com uma aparência curta, o que prende mais a atenção das pessoas. Na plataforma, você pode desenvolver uma espécie de “tripa” de conteúdos, em que você divide uma ideia longa em diversas partes menores que se conectam.

Usar e abusar da linguagem informal: o Threads é um ambiente para conversar com a pessoa que está do outro lado da tela como se vocês estivessem sentados tomando um café. É a oportunidade de tirar a máscara institucional e mostrar o lado pessoal das empresas. Não tenha medo de ser prático. Foque em ir direto ao ponto e comunicar o que você deseja de forma sucinta.

Investir na criação de virais: da mesma maneira que o Twitter tem o poder de levantar pautas a nível mundial, o Threads também possibilita a criação de conteúdos que vão além da sua base de seguidores. De acordo com o compartilhamento, curtidas e comentários, o seu conteúdo pode aparecer no feed de usuários que ainda não te seguem, o que possibilita a quebra da sua bolha de seguidores e a ampliação do conhecimento da sua marca.

Aproveitar o alcance alto: sempre que a Meta lança uma nova funcionalidade dentro do seu conglomerado de plataformas, ela potencializa o alcance da nova ferramenta. Foi assim com os stories e com os reels, e agora está sendo com o Threads. Então, a nova rede social pode ser uma oportunidade para fortalecer a imagem da sua empresa e expandir sua mensagem para uma nova base de usuários.

Quem atua com marketing digital precisa entender como é possível se beneficiar de cada nova tendência que surge no mercado

Seja inteligência artificial ou lançamento de rede social, é importante identificar quais as oportunidades que cada tendência oferece.

Independente do setor, sempre há algo positivo que pode tornar o marketing mais efetivo. Por isso, a Noz está sempre atenta às últimas inovações com o intuito de oferecer o que há de mais disruptivo no mercado digital.