Seja pelo logo ou pela embalagem, o primeiro contato que temos com as marcas é o visual.
E por isso, toda empresa que deseja conquistar o seu cliente por completo, deve se atentar a passar a imagem certa, de acordo com o seu segmento.
Foi pensando nisso que a Braile Distribuidora uniu-se à Noz para reformular a sua identidade visual. A distribuidora atua na comercialização de artigos de informática, suprimentos, papelaria, hardware, periféricos, papéis para impressão e artigos do ramo gráfico. Ao total, são mais de 7 mil itens no seu portfólio. No mercado há mais de 40 anos, a Braile está entrando em uma nova fase de sua história – e por isso decidiu mudar.
O objetivo
Para continuar relevante no setor, a Braile iniciou um processo de modernização. A empresa está implementando reformulações em uma série de processos internos, informatizando e agilizando etapas, profissionalizando a equipe e requalificando seu site. Todo esse esforço precisava tornar-se visível também para o público externo.
Por isso, escolheu a Noz para esta jornada.
Assim, nossa equipe mergulhou a fundo para desenvolver uma nova identidade visual que converse com o momento atual da empresa, concentrado na incorporação de novas tecnologias, mas que também respeite e honre a essência do negócio.
ANÁLISE DO LOGO ANTIGO
O primeiro passo para criar uma nova identidade visual é entender o passado da marca. Mais do que se atentar ao logo, nessa etapa estudamos a fundo quem é a empresa: qual a sua história, quais são os seus valores, quais são os seus públicos, quais os seus objetivos organizacionais e comunicacionais, qual a sua personalidade.
Entendidos esses pontos, fazemos a pergunta: a marca atual responde satisfatoriamente a cada um destes questionamentos?
Embora bastante marcante e presente, o logo antigo da Braile não representava mais valores importantes para a marca – principalmente se levarmos em conta este novo momento da empresa. Identificamos em nossas análises a necessidade de simplificar: no design, uma mensagem mais simples e objetiva tem mais chances de comunicar de maneira assertiva. O símbolo era outro ponto de atenção: queríamos uma imagem menos óbvia e mais dinâmica, mas que ao mesmo tempo mantivesse o mesmo potencial comunicativo do logo atual.
DESENVOLVIMENTO DO NOVO LOGO
Depois de entender a comunicação do logo atual, chegou a hora de pensar em como comunicar os princípios e diferenciais da Braile. Nesse processo, levamos em conta o que a empresa carrega no seu DNA: o compromisso com as entregas, a agilidade nos processos e a expertise em papelaria e informática.
Ao mesmo tempo, almejamos uma marca que respeite a origem e tradição da Braile, com todo o calor característico de uma empresa que coloca um pouco de amor em tudo o que faz.
Pensando nisso, identificamos elementos visuais que pudessem captar a essência da distribuidora:
- um clipe, representando a papelaria
- um notebook, fazendo alusão aos equipamentos de informática
- a letra B, inicial da família Braile
- um caminho circular, em alusão aos processos da distribuição
A ESCOLHA DAS CORES
De nada adianta um bom logo se ele utilizar as cores erradas para se comunicar.
Na definição da paleta de cores, mantivemos o tradicional vermelho da Braile: precisávamos criar pontos de conexão entre o logo novo e o antigo, além da cor recuperar todo o histórico desenvolvido sobre a marca. Além disso, o vermelho remete ao lado humano da Braile: é afetivo, quente, apaixonante e dinâmico. A novidade veio com a inserção de um tom de azul acinzentado. A cor se contrapõe ao calor do vermelho, trazendo ares de confiança, solidez e a modernidade que a empresa precisava.
O RESULTADO
Apresentamos ao time da Braile dois caminhos criativos distintos. O escolhido, que apresentamos aqui, foi a versão que melhor uniu o desafio de representar a ideia de passado e futuro, embutidos em nosso briefing inicial.
E aí, gostou da mudança entre o antigo e o novo logo da Braile?